
A pandemia da Covid-19 trouxe consigo
desafios para toda a sociedade, causou
impactos para as políticas públicas e muitas
incertezas em relação aos desdobramentos
das políticas de saúde.
Na educação, o efeito tempestivo da
suspensão das aulas fez com que
professores e alunos tivessem que se
ajustar rapidamente às novas formas de
ensinar e aprender. Nesse contexto, o uso
das tecnologias e as aulas remotas
emergiram como alternativas para dar
seguimento às atividades escolares.
Agora, tanto no Brasil quanto em
diferentes países, há um movimento de
retomada das aulas presenciais, justificado
pela importância da educação escolar para
o desenvolvimento intelectual, social e
emocional das crianças, dos jovens e das
famílias. Nesse sentido, é necessário
preparar a comunidade escolar (alunos,
professores, gestores, famílias e entorno
escolar) para novas práticas a partir das
perspectivas científicas sobre os cuidados
de prevenção, promoção e reabilitação em
saúde.
Para tanto, o Ministério da Educação
(MEC), por meio da Secretaria de Educação
Básica (SEB), da Secretaria de
Alfabetização (Sealf) e da Secretaria de
Modalidades Especializadas de Educação
(Semesp), com base em diferentes
documentos e protocolos de biossegurança,
elaborou o presente guia de orientação para
auxiliar sistemas e redes de ensino na
retomada das aulas ou quando forem
elaborar seus próprios guias ou planos de
retorno às atividades presenciais.
Documento completo/ Ministério da Educação: