Mais visitados

quarta-feira, 19 de julho de 2017

O Terceiro Setor



O termo terceiro setor surge nos Estados Unidos da América, cuja sociedade era marcada pela ideia de filantropia e associações voluntárias, que durante a década de 50 foi reconhecida através da invenção do nonprofit sector (setor sem fins lucrativos). Que se caracterizava por ser voluntário, financiado por doações, prestar caridade e não ter fins lucrativos. O ativismo da população norte americana trazidos desde seu período colonial foram cruciais para o firmamento desta ideia de participação social.
O Third Sector surge no texto de ROCKFELLER, surgindo um sistema com três setores:

                  1.     Setor - Governo;
                  2.     Setor - Mercado;
                  3.     Setor - Entidades sem fins lucrativos.

Importante salientar que a cultura norte-americana se organiza na ideia de participação social e democrática, compreendendo e assumindo responsabilidades, fruto do associativismo e voluntariado dos americanos.
É difícil imaginar que em 1990 as organizações sem fins lucrativos nos EUA movimentavam 300 bilhoes de dólares, cerca de 6,3% do PIB,  que comparado ao Brasil ultrapassava mais da metade do seu PIB, em 2007 já dobrava este montante chegando a movimentar cerca de 600 bilhoes de dólares, gerando 12 milhões de empregos, isso não somente nos EUA, países como a Itália, Alemanha e França seguem a mesma lógica de crescimento (Ambiente Brasil, 2016)
O terceiro Setor nasce com o objetivo de assumir não a responsabilidade estatal como muitos erroneamente ainda reproduzem, imaginem governos como dos EUA, França, Alemanha e Itália, tomados como exemplos para demonstrar que um governo não precisa ser ausente para que exista cooperatividade e participação social, em prol unicamente da melhoria da qualidade de vida de toda a população, estas entidades são a propulsão do povo em busca dos seus direitos fundamentais, contribuem desta forma para que os governos desempenhem seus papeis de forma honesta. E estes governos citados absorvem estas entidades possibilitando mais qualidade na execução de suas tarefas.

Presidente da CSCA Thiago Cruz